A sociedade atual vem se transformando a cada dia e a Educação precisa acompanhar essas transformações. A nova ordem econômica global e desenvolvimento tecnológico redimensionam as formas de pensar e trazem para discussão diferentes práticas pedagógicas.
Para todas as Instituições de Ensino, existe o desafio de além de oferecer uma educação de qualidade, profissionalizar os estudantes para utilizar, com habilidade e competência, as tecnologias disponíveis.
Nesse cenário, a Educação a Distância surge como uma modalidade de Educação que pode possibilitar diversas maneiras de enxergar o mundo, de ensinar e aprender. Ela traz aspectos positivos ao contexto educacional, como democratização de oportunidades educacionais e possibilidade de se constituir em instrumento de emancipação do individuo no contexto social. Propicia a produção de conhecimento individual e coletivo, favorecido pelos ambientes digitais e interativos de aprendizagem.
Atualmente, a Educação a Distância tem sido ofertada por meio de Plataformas de Ensino Virtuais, que utilizam várias ferramentas tecnológicas capazes atender às mais variadas necessidades das pessoas que necessitam dessa forma de ensino para impulsionar sua inserção e atuação no mercado de trabalho.
Na maioria das vezes, a demanda por essa modalidade de ensino é alta, constituída de pessoas que não têm tempo, recursos financeiros para custear as despesas com os estudos presenciais ou por morarem em regiões distantes.
Como é sabido, a discrepante diferença socioeconômica no Brasil, além de todas as injustiças que gera, faz com que o conhecimento não seja difundido de maneira igualitária. Nesse contexto, a Educação á Distância chega para quebrar as barreiras, proporcionando autonomia de cada participante, para poder estudar de acordo com o seu ritmo de aprendizagem, adequando os estudos às suas outras tarefas cotidianas.
Nesta forma de ensino, o aluno tem autonomia para direcionar seu próprio estudo, de acordo com a melhor forma para seu aprendizado, de forma independente e pessoal, mas sempre cumprindo todas as suas tarefas e obrigações durante o processo de aprendizagem, para que ao final do Curso, tenha o melhor aproveitamento.